O que é Marketing de Conteúdo | Tudo Que Você Precisa Saber

Você sabe o que é Marketing de Conteúdo e por que você está deixando dinheiro em cima da mesa ao ignorar essa estratégia? Continue lendo o post e descubra.

Novos empreendedores digitais reclamam frequentemente sobre a falta de engajamento em suas redes sociais. E como resultado, eles se sentem frustrados e ansiosos, pois pensam que estão perdendo tempo. Afinal, produzir conteúdo demanda tempo e desanima quando não se tem aquele resultado esperado. Não é verdade?

Sim, eu já passei por isso em 2015, quando eu estava dando meus primeiros passos no universo do conteúdo digital. Além de ficar desanimado, pensei várias vezes em desistir quando via meus resultados e meu engajamento baixíssimo.

Mas como todo empreendedor digital, que não desiste fácil, eu decidi mudar essa situação. Afinal, se deu certo para muitos profissionais que estão no digital, por que não daria certo comigo? Então precisava descobrir o que eu estava fazendo de errado e fazer os ajustes necessários.

Foi quando eu resolvi insvestir em cursos e materiais fe Marketing de Conteúdo e Marketing Digital. E foi aí que tudo começou a mudar. E por quê?

Continue lendo este post e você vai descobrir por que você está deixando dinheiro em cima da mesa, ao ignorar o marketing de conteúdo em suas mídias sociais. Preparado? Então #VemComigo.

O Que é Marketing de Conteúdo

Bem de forma simplificada, Marketing de Conteúdo é o conjunto de estratégias que usa o Conteúdo para qualificar e direcionar sua audiência a tomar alguma ação. Mas é preciso lembrar que ele só terá efeito, se você utilizar a estrutura de linguagem correta, que aqui no caso é a linguagem da interne – 1 para um, ou pessoal.

Como assim linguagem da Internet Dandy?

Você já reparou que muitos perfis de negócios, focam nas características de seus produtos e serviços, ao invés de conteúdo? Isso acontece porque muitos estão usando estratégias do marketing tradicional, que tem sua eficácia no meio físico (offline). Logo, se você está cometendo esse mesmo erro, chegou a hora de rever suas estratégias para ter um resultado positivo.

Além disso, o Marketing de Conteúdo transforma a imagem de seu negócio pois ele:

  • Agrega valor em seu produto/serviço
  • Fixa na mente de sua audiência de forma estratégica
  • Foca no relacionamento com sua audiência
  • Você vende sem parecer que está vendendo seu produto/serviço

Ou seja, quando bem feito, você transforma sua audiência em clientes e advogados de sua marca.

Por Que Trabalhar com Marketing de Conteúdo

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Trabalhar com marketing de conteúdo em suas mídias sociais, vai muito além do que transformar sua audiência em clientes, mas ela é a consolidação de sua autoridade em seu assunto principal. Pois você passa a ser uma referência, um expert em sua área de atuação.

Além disso, você muda seu status de “mais um profissional”, para um “solucionador de problemas” para sua audiência. Ou seja, seu negócio será o primeira a ser lembrada quando alguém se deparar com um assunto que você aborda com frequência em suas redes sociais.

Vale lembrar que o marketing de conteúdo torna você uma figura acessível e mais próxima de sua audiência. E quando falamos de redes sociais, é preciso lembrar que as pessoas estão procurando conexão e identificação, e quando encontram um conteúdo que se aproxima demais com seus valores, elas viram seus fãs. Por isso, investir em conteúdo é a estratégia que não pode faltar em seu negócio.

Como Trabalhar com Marketing de Conteúdo

Como falei no início do post, trabalhar com criação de conteúdo não é fácil, pois demanda tempo, estudo e dedicação. Logo, você vai precisar trabalhar alguns pilares que vão otimizar sua produção de conteúdo. Vamos conhecer cada uma deles?

1-Planejamento

Você sabia que o maior erro de quem quer mostrar seu trabalho na internet é não planejar seus conteúdos? Isso mesmo, esse é um erro comum de muitos empreendedores que estão entrando no mercado digital. E eu até entendo, porque todo caminho novo gera aquela ansiedade em ter resultados rápidos. Não é verdade?

Mas é preciso lembrar que sem planejamento, o seu trabalho demora muito mais do que deveria. Isso acontece porque as postagens aleatórias não possuem uma estratégia definida, o que resulta na falta de engajamento e queda em suas vendas. Ou seja, você fica dando murro em ponta de faca.

Assim, planejar sua rotina de produção de conteúdo deve ser sua prioridade, pois ela permite você ter uma visão geral de suas metas e das estratégias que você precisa aplicar. Então já tem um perfil nas redes sociais, dê uma pausa e comece a planejar seus conteúdos. E se for necessário fazer um curso ou mentoria, faça! Porque isso é um investimento para crescer o seu negócio. Okay?

2-Organização

Uma rotina de trabalho organizada além de facilitar a dinâmica de seu trabalho, ela também otimiza seu tempo. Então definir um horário exclusivo para trabalhar o Marketing de Conteúdo de seu negócio, irá agilizar todo o seu processo.

E quando eu falo em organização, eu me refiro em ferramentas que você vai utilizar em sua rotina de criação de conteúdo como:

  • Agenda ou planner
  • Planilhas
  • Armazenamento
  • Criação de Artes
  • Agendamento
  • E entre outros

E vale lembrar que além de facilitar sua rotina de empreendedor digital, usar ferramentas de organização ajuda a combater o famoso bloqueio mental que muitos tem na hora de fazer suas postagens. Quem nunca ficou sem ideia na hora de escrever uma legenda e colocar as hashtags no Instagram? E agora que você já sabe o que precisa, não vai mais errar na hora de se organizar. Não é mesmo?

3-Mindset de Empreendedor Digital

Que a verdade seja dita, não adianta você ter um bom planejamento e organização se você não acredita no trabalho que você está fazendo. Por isso, tenha um Mindset de Empreendedor Digital em sua rotina.

Mas Dandy o que é Mindset?

Bom, Mindset é forma como você enxerga o mundo, a partir dos valores e crenças que você adquiriu ao longo do tempo. Ou seja, se você determinou que não sabe usar as redes sociais e por isso você não vai ter resultados, isso realmente vai acontecer. Porque existe uma autossabotagem em seu subconsciente.

É diferente quando você reconhece sua limitação, e sabe que fazer um Curso ou uma Mentoria de Presença Digital, vai desafazer qualquer bloqueio desse tipo. Isso porque seu subconsciente já sabe que não existe limites quando se quer crescer na vida.

Mas atenção!!! Esse trabalho de reformulação de Mindset, não depende apenas de ajuda profissional, você precisa também estar cercado de pessoas que que tem um objetivo em comum. Logo, fazer parte de grupos que tenham outros empreendedores, ajuda demais em manter sua mentalidade focada em seu crescimento.

Inclusive aqui no blog tem um post que fala um pouco mais sobre Mindset no campo profissional, clique aqui e aprenda mais.

4-Plano de Marketing Digital

E por último, e não menos importante, antes de você botar a mão na massa e produzir seus conteúdos relevantes, você vai precisar ter um Plano de Marketing Digital para seu Negócio.

Lembra que no início do post falei que o Marketing de Conteúdo faz parte das estratégias de Marketing Digital? Então, é no Plano de Marketing Digital que você vai ter a visão geral de seus:

  • Objetivos
  • Estratégias
  • Detalhes de sua audiência
  • E as ferramentas que precisa utilizar

Ou seja, ele vai ser o documento que vai direcionar em toda sua jornada no marketing de conteúdo. Logo, seu Plano de Marketing Digital é seu material de consulta e precisa estar em mãos em todo seu processo de criação. Vale à pena investir nesse material, pois vai ajudar a mensurar seus resultados e realizar os devidos ajustes de suas estratégias de conteúdos digitais.

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Como você pode ver o marketing de conteúdo vai muito além da produção de postagens relevantes para suas redes sociais. Mas ele é um método que conecta e fixa sua necgócio na mente de sua audiência, tornando-o uma referência em sua área de atuação.

Por isso, investir um tempo para firmar sua autoridade no meio digital é um investimento a longo prazo do seu negócio.

E o passo a passo de tudo que você viu até aqui você pode encontrar em uma Mentoria de Presença Digital, onde vai ajudar a elaborar toda sua estrutura de produção de conteúdo, assim como acompanhar sua evolução por um determinado período.

Agora que você tem informações suficientes sobe Marketing de Conteúdo, espero que você tenha se convencido de seu potencial e aplique em seu negócio hoje mesmo.

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E lembre-se: Não é sorte, é estratégia.

Até o próximo post 😉