Marketing Digital: Por Onde Começar?

Você quer aprender a usar o Marketing Digital em seu projeto, mas não sabe por onde começar? Vem comigo que vou te contar o que você precisa fazer para não ter dor de cabeça em suas mídas sociais.

Que a verdade seja dita: o Marketing Digital é um assunto que muito se fala, mas pouco se sabe. Não é verdade?

E o que dizer da enxurrada de conteúdos técnicos demais, sem nenhuma simplicidade causando uma Overdose de Conteúdo? É entrar em desespero que se diz né?

Além dessa overdose tirar nosso sono, ela também passa aquela sensação de que o marketing digital não é para você... É eu já passei por isso, e sei com é. E desde que decidi focar meus estudos sobre o assunto, pude perceber que ele não é um bicho-de-sete-cabeças.

E ao contrário do que muitos dizem, antes de sair criando perfis em todas as redes sociais, você precisa fazer um planejamento. Senão, todo seu trabalho vai ser em vão.

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Inclusive, você sabia que o maior erro dos profissionais que estão começando no meio digital é iniciar com as ferramentas (blogs e redes sociais) ao invés de planejarem cuidadosamente suas estratégias de marketing?

Além de ser um tiro no pé, postagens aleatórias e sem estratégias, não passam um certo profissionalismo. Por isso, anote tudo ou salve esta página, pois essa etapa vai fazer toda diferença em sua presença digital.

Vamos começar? #PartiuEstratégia

(Marketing Digital: Por Onde Começar? | Dandy Souza | Fonte: Canva)

Se tem uma coisa que aprendi nessa jornada de empreendedor digital é: Se você quer ter sucesso em um projeto? Então você precisa se planejar. Inclusive, meus projetos digitais, só começaram a dar resultados, quanto eu comecei a planejar.

Será que seu projeto está parado por falta de um planejamento?

Se sua resposta foi sim,  então recomendo começar do zero, e redesenhar a presença digital de seu negócio (ou projeto). Assim, você faz os devidos ajustes e evita futuros problemas.

E aqui vai uma dica: mídias sociais é relacionamento. Logo, sua comunicação precisar iniciar com um assunto, que é o nosso primeiro tópico do post.

1-Assunto Principal e o Marketing Digital

(Marketing Digital e seu Assunto Principal | Dandy Souza | Fonte: Canva)

Lembre-se: seu assunto principal é onde tudo começa. Até porque, é muito mais fácil de atrair pessoas interessadas e dispostas a comprarem sua ideia com um assunto definido, do que falando de tudo – ou seja, quem fala sobre tudo, acaba não falando sobre nada.

Você entendeu agora, porque postagens aleatórias não trazem resultado algum?

Então agora pegue uma folha de papel e responda as seguintes perguntas:

  • Quais as minhas especialidades?
  • Quais são minhas habilidades?
  • Quais os meus pontos fortes?
  • Quais os meus pontos fracos e como posso melhorá-los?

Depois de respondê-las, você terá uma visão geral de seu projeto, e vai identificar qual assunto você domina como profissional.

Por isso, não importa se você é um Artesão, um Designer Gráfico, um Professor, um Advogado ou Varejista, você sempre terá uma assunto que domina em sua área de atuação. É isso que chamamos de expertise. Então, identifique a sua e só depois passe para a próxima etapa.

2- Seu Objetivo no Marketing Digital

(Marketing Digital e Seu Objetivo | Dandy Souza | Fonte: Canva)

Você sabia que tudo começa com a sua causa ou propósito?

Isso mesmo, afinal do que adianta você querer passar confiança em suas mídias sociais, se você não confia em você mesmo? Você como cliente, teria confiança em um produtor que não sabe os benefícios de seu produto ou serviço? Claro que não né?

Sendo assim, com base em seu assunto principal responda:

  1. Como seu negócio (assunto) pode ajudar as pessoas?
  2. Que problemas seu negócio (assunto) ajuda a solucionar?
  3. Quais os benefícios que meu produto (ou serviço) oferece ao seu cliente?

Outro fator importante, é destacar o seu diferencial da concorrência. Logo, analise:

  • Seu tendimento
  • Seus Prazos
  • Sua garantia
  • A qualidade de seus produtos ou serviços.

Mas Dandy… Onde eu consigo essas informações?

Você sabia que os comentários nos perfis do seus concorrentes (Facebook, Instagram, Youtube, ou qualquer outra rede social) podem te ajudar a descobrir qual sua expertise?

Oi? Como assim?

Isso mesmo, que tal vê suas redes sociais com um outro olhar e enxergar oportunidades para seu negócio? Por isso, observe o que os seguidores de seus concorrentes, veja o que eles mais procuram, e coloque-os em seu conteúdo. Experimente fazer isso por 20 minutos, faça uma lista e você vai perceber como tem assunto para mais de um mês.

Atenção!!! Lembre-se que seu concorrente não é seu inimigo, e sim faz parte de sua comunidade empreendedora. Lembre-se, cada perfil possui sua expertise e existe espaço para todos. ok?

3-Seu Público Alvo faz parte de seu Marketing Digital

(Marketing Digital e seu Público-alvo | Dandy Souza | Fonte: Canva)

Lembra que falei que mídia social é relacionamento? Por isso, sua comunicação deve ser direcionada ao seu público-alvo. E você sabia que o segredo de um conteúdo relevante é entregar o assunto certo, para o público certo?

Por isso, é importante você reunir alguns dados como:

  • Idade
  • Sexo
  • Suas reações ao seu trabalho (positiva e negativa)
  • Interesses pelo seu trabalho

E é a partir delas que você vai poder elaborar estratégias eficazes e segmentadas ao seu negócio – que no marketing chamamos de “nicho”. Nosso próximo tópico.

4- Seu Nicho: Todo Marketing Tem Um

Marketing Digital e seu Nicho | Dandy Souza | Fonte: Canva)

Este é o pulo do gato de seu negócio com o marketing digital. E caso você não saiba, seu nicho nada mais é que seu público alvo segmentado. Logo, quanto mais específico ele for, suas chances aumentam de mostrar seu trabalho do jeito certo.

Você lembra daquela pesquisa de seus concorrentes que você fez? Então chegou a hora de analisá-las a partir dos seguintes pontos:

  • O que elas buscam com frequência em sua área de atuação?
  • Qual a principal problema (dor) que elas querem resolver?

Com essas informações, fica mais fácil de você direcionar sua comunicação e tornar-se referência em sua área de atuação.

Não ficou claro? Então vamos a um exemplo.

Digamos que você é um designer de jóias (autônomo). E seu público alvo é de homens entre 25 a 34 anos e a maioria é praticante de Crossfit. Sendo assim, seu negócio ficará dividido assim:

  • Assunto Principal: Jóias Masculinas
  • Público alvo: Homens de 25 a 34 anos
  • Nicho: Jóias masculinas para amantes de crossfit

Agora ficou claro como definir seu nicho? Você conseguiu descobrir qual o seu? Me conta nos comentários abaixo.

5-Sua Persona: é aqui que seu Marketing Digital acontece…

(Marketing Digital e sua Persona | Dandy Souza | Fonte: Canva)

Sabe aqueles textos que você tem a sensação que ele foi feito para você? Isso acontece, porque você faz parte da persona do autor. Ou seja, você é o cliente modelo do blog ou perfil que você segue.

Logo, você precisa ter um cliente modelo em seu planejamento – que no marketing digital chamamos de Persona (ou Avatar). Que nada mais é que um personagem que reúne todas as características de seu público alvo e o que seu nicho mais procura.

Mas  Dandy… por que preciso ter uma pesona?

Porque como falei no início. ela que vai ajudá-lo a produzir conteúdos relevantes e de qualidade.

Mas Dandy eu não sei como criar uma persona…

Tudo bem, faça que nem eu fiz no começo. Pegue o perfil de um de seus clientes, e tenha-o como referência para criar sua persona. Assim, pessoas com o perfil parecido ao dele, vão se identificar com sua comunicação. Gostou?

Agora que você já definiu sua Persona, passe para próxima etapa, a produção de seu conteúdo.

6-Seu Conteúdo: O segredo do Marketing Digital

(Marketing Digital e seu Conteúdo | Dandy Souza | Fonte: Canva)

E agora que você fez seu planejamento, chegou a parte mais importante do Marketing Digital, o seu conteúdo.

O mundo digital pode mudar o que for, mas seu conteúdo é atemporal. Por isso que dizem que “quem tem conteúdo é rei”.

Mas Dandy… eu não preciso de faculdade para produzir conteúdo na internet?

Não, você não precisa. A não ser que sua carreira precise. Que é o caso de um advogado que precisa ter uma faculdade para produzir conteúdos jurídicos, não é verdade?

A verdade é que o fato de você ter um conhecimento e experiência em sua área , já lhe torna um expert no assunto.

Então, confie no seu potencial e comece a ter um Mindset Empreendedor- inclusive vai ter um post sobre isso.

Vale lembrar que independente de seu negócio, os cursos de reciclagem e capacitação devem fazer parte de sua rotina, pois aumentam sua credibilidade. Lembre-se, cursos também fazem parte do investimento de seu negócio.

Então jamais fique parado no tempo. Até porque o mundo vive em constante mudança. E trabalhar com Marketing Digital é se atualizar constantemente.

(Por Onde Começar no Marketing Digital? | Dandy Souza | Fonte: Canva)

E chegamos ao final de nosso post falando sobre “Por onde começar no marketing digital”. Vimos aqui que antes criar suas postagens, é preciso planejar a sua estratégia de negócio. Sendo assim é importante você entender seu:

  1. Assunto Principal
  2. Objetivo
  3. Público Alvo
  4. Nicho
  5. Persona
  6. Conteúdo

E só depois de concluir seu planejamento é que  você vai começar a usar as ferramentas do Marketing Digital, para divulgar seu trabalho.

Inclusive vai ter post aqui no blog falando sobre esse assunto. Então fique ligado, assine a Newsletter do blog para receber as novidades em primeira mão.

Você ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário abaixo que ele pode virar um post aqui no blog. Afinal quem tem duvidas, é porque pensa fora da caixa. Não é verdade?

Até o próximo post 😉