Você sabia que o filme Cartas para Julieta (2010) mostra um pouco da rotina de um conteúdo de valor? Vem comigo e descubra tudo agora.
O que o filme Cartas para Julieta e a rotina de um conteúdo de valor tem em comum? Será que você é uma Secretária de Julieta e não sabe? Hummm… não está entendendo nada né? Então vem comigo que no caminho eu te explico todo esse rolê.
Eu não me canso de repetir, encontre oportunidades em tudo ao seu redor. E esse post foi um deles. Na realidade ele surgiu de um projeto que batizei de Fortaleza Digital Experience.
E ele foi um evento 100% online e aconteceu de 03 a 09 de fevereiro, em forma de Lives em meu Instagram profissional (@eudandysouza). É isso mesmo, foram sete dias seguidos focados em conteúdos falando sobre os princípios básicos do conteúdo de valor.
E como minha jornada no conteúdo digital começou no universo do entretenimento (filmes, livros e séries), eu resolvi colocar um pouco dessa minha essência. Por isso, os temas das Lives levaram nomes de livros e filmes, que fazem parte de minha lista de favoritos.
Assim, eu fazia uma review de até 15 minutos da obra e depois fazia a correlação com um princípio do marketing de conteúdo. E no penúltimo dia eu falei sobre o filme “Cartas para Julieta (2010). E o tema do dia foi “Sua Mensagem”.
E eu gostei tanto da comparação do filme com a rotina de criação de conteúdo, que resolvi compartilhar aqui no blogo.
Inclusive já fiz análise do filme O Diabo Veste Prada (2006) e da série La Casa de Papel (2017), dentro do contexto de marketing pessoal. Depois me conta se quer ver mais posts assim. Deixe seu comentário.
Afinal a proposta é você ver filmes e séries com um outro olhar. E no post de hoje você vai descobrir o que as secretárias da julieta e um criador de conteúdo tem em comum…
Vamos lá?
Cartas Para Julieta (2010) | Resumo
Antes de começar nossa análise, é claro que precisamos falar um pouco sobre o filme. Até porque, vamos precisar de alguns detalhes lá na frente. Então vem comigo.
Bem tudo começa quando Sophie (Amanda Seyfried) e Victor (Gael Garcia Bernal) viajam de férias até Verona, na Itália. Logo de cara percebemos o quantos os dois tem suas paixões e prioridades. E por mais que cada um incentive o outro, existe um dificuldade em conciliá-las.
Sophie é uma checadora de fatos da revista The New Yorker. Como ele mesmo define no filme, e como se fosse uma detetive particular, que vai descobrir a veracidade de ícones relacionados a histórias de amor – pelo menos essa é a sua linha editorial.
Já seu noivo Victor é um chefe de cozinha que está nos preparativos da inauguração de seu restaurante. E diferente de Sophie, ele está totalmente entregue a sua profissão. Tanto que 87% de seu foco é a culinária.
Mas apesar de suas diferenças, Victor não deixa de incentivar Sophie a seguir com sua paixão, que é escrever. Apesar dela ter uma escrita extraordinária, ela não se sente pronta para alçar voos mais altos. Então nada melhor do que uma viagem para organizar suas ideias e inspirá-la.
Só que ao chegar em Verona, ao invés de viverem um momento de casal, Victor aproveita a viagem para encontrar novos fornecedores e contratos para seu restaurante. Então acaba deixando Sophie de lado, deixando ela frustrada.
Diante disso, ela decide fazer seu passeio sozinha em Verona para não perder a viagem (errada não tá?). Então ela vai até a Casa di Giulietta, um ponto turístico onde mulheres deixam cartas, compartilhando suas histórias de amor. O local em si trás uma energia romântica, bem propício para inspirar Sophie.
De repente ela observa que uma mulher recolhe todas as cartas do muro principal, e resolve segui-la. Então é aí que Sophie descobre que Isabella é uma das Secretárias de Julieta, mulheres responsáveis por responder cada uma das cartas deixadas na Casa di Giulietta. Como Vicktor tinha esquecido Sophie no churrasco, ela resolve ajudá-las.
E durante a rotina de recolher e responder, que ela descobre uma carta que nunca foi respondida por 40 anos, pois estava atrás de um tijolo no muro principal. E após descobrir toda sua história, ela se sentiu no dever respondê-la, baseada em sua experiência como checadora de histórias de amor. Afinal, a dona da carta precisava pelo menos de uma resposta que a confortasse.
Mas o que Sophie não contava é que Claire Wyman (Vanessa Redgrave) e seu neto Charlie Wyman (Christopher Egan) iriam até Verona, para conhecer a autora da resposta e tentar reencontrar esse amor.
Sophie vendo a oportunidade de escrever sua própria matéria sobre histórias de amor, ela propõe ir junto nessa jornada, e ajudar Claire a descobrir esse amor do passado. E durante esse período, que vamos descobrir um pouco do passado de Sophie e porque ela nunca se sente preparada.
Agora sim, vamos a nossa análise . #Partiu
As Secretárias de Julieta | E Seu Papel de Criadoras de Conteúdo
Sim, é isso mesmo que você leu: as secretárias de Julieta são criadoras de conteúdo, quer dizer… elas possuem uma rotina parecida com a nossa, que cria conteúdo para internet. E vou provar por quê.
1-Cada Secretária possui uma Expertise
Quando Sophie chega até o Club di Giulietta, ela descobre que cada uma das secretárias de Julieta, respondem as cartas ao determinado assunto, conforme suas vivências, como:
- Donatella (Lidia Biondi): como foi casada 51 anos com o mesmo homem., ela lida com problemas com o marido
- Francesca (Marina Massironi): devido sua profissão de enfermeira, lida com assuntos de doenças e perdas
- Maria (Milena Vukotic): Escreve sobre o que quer, pois tem 12 filhos, 29 netos e 16 bisnetos – ou seja, família e gerações.
- Isabella (Luisa Ranieri): Responde as cartas que mal dão para ler sobre conflitos do coração – a que precisam ser respondidas.
Assim, podemos encarar suas vivências em suas expertises – um assunto específico que cada uma domina.
E ainda tem outro detalhe que chama atenção!
Todas elas possuem um checklist semelhante ao de um Plano de Marketing de Conteúdo. Confiraabaixo:
- Causa e Propósito: mostrar que é possível acreditar no verdadeiro amor
- Assunto-Principal: Amor Verdadeiro
- Público-Alvo: mulheres
- Nicho: mulheres que acreditam no amor verdadeiro e precisam compartilhar suas experiências
- Persona: Cada mulher que compartilhava seus sonhos, desejos, medos, dor e objeções, através de cada uma das cartas.
E falando em persona…
O filme sem querer (querendo), acaba demonstrando que o segredo de um conteúdo de valor é a proximidade entre você e a outra pessoa. Sabe aquelas postagens que parecem que estão conversando com você? Pois é, isso acontece porque seu perfil está dentro das características da persona daquele conteúdo.
Quer descobrir como criar seu conteúdo de valor no Instagram de forma organizada? Clique no Banner abaixo e saiba mais.
Agora que você viu todos esses detalhes , eu pergunto: Será que você é uma secretária de Julieta em suas redes sociais? Deixe seu comentário.
2-Cartas para Julieta (2010) | Por Que Seguir com Sua Paixão?
Conforme mencionei no início deste post, Sophie e seu noivo Victor, são apaixonados por sua profissões. E o mais interessante de tudo é que ambos compreendem que isso faz parte da essência um do outro. Tanto que você não cansa de ver Victor incentivando Sophie a seguir o seu sonho de ser escritora, e não cria nenhuma barreira para ela se senta realizada.
E apesar dessa “compreensão”, os dois não estão entregues totalmente ao relacionamento, principalmente Victor, que tem o foco 100% em seu negócio.
Com isso, surge a seguinte pergunta: Você está onde queria estar? O que está faltando para seguir seu propósito?
Inclusive essa é uma pergunta que sempre faço aos meus alunos em minhas mentorias, pois muitas vezes estamos em uma caminho que foi escolhido por outra pessoa. E quando você descobre a causa e o propósito de seu conteúdo, você sabe onde quer chegar e não dispensa as oportunidades.
Uma prova disso, é que Sophie quando enxergou a possibilidade de acompanhar o reencontro de Claire com seu amor do passado, ela não pensou duas vezes, ela embarcou nessa jornada, mesmo contra a vontade de Charlie (neto de Claire), que achava tudo aquilo uma loucura.
E cá entre nós, quando você quer agregar valor com seu conteúdo, vale à pena cada minuto dedicado para fazê-lo acontecer. Não é verdade?
Por isso que é recomendável que seu conteúdo seja um assunto que faça seu olhos brilharem. Será que o seu conteúdo hoje está refletindo sua paixão? Deixe seu comentário.
3-Cartas para Julieta (2010) | Será que Você Nunca Está Pronto?
Como você viu, Sophie é uma ótima escritora. Tanto que Victor não cansa de falar que ela precisa dar o primeiro passo. Inclusive Charlie (o neto de Claire) pergunta, porque ela não publica os trabalhos dela independente. Ou seja, se ela conseguiu conquistar um ranzinza com Charlie, porque não alçar voos mais altos em sua carreira?
Só que Sophie sofre do mal de todo empreendedor que está começando, que é achar que ainda não está pronta… É eu sei muito bem com é essa sensação, e como ela impede de enxergar nossas habilidades. Quem nunca né?
Mas afinal… por que isso acontece Dandy?
Bom responder essa pergunta não é algo tão simples assim, pois tudo depende dos valores em que aprendemos durante nossa vida. Por exemplo, Sophie foi abandonada pela sua mãe quando tinha oito anos, por mais que ela fale que tenha superado, em seu subconsciente ela se sente responsável. Assim, o perfeccionismo é uma forma de combater a rejeição que há dentro dela.
Já o meu caso, eu tenho déficit de atenção, e durante minha infância essa minha dificuldade era associada a burrice, pois não me adaptava aos métodos considerados padrões de aprendizado e produtividade. Ainda bem que tudo isso mudou. Hoje sabe-se que o padrão não existe e sim diversas métodos de estudo, produtividade e criatividade, conforme suas particularidades.
Mas vale lembrar, que essa reprogramação mental não é algo que você faz da noite para dia. É todo um processo, e muitas vezes, você precisa de um acompanhamento profissional, para ajudá-lo nessa jornada. Mas uma coisa que aprendi com o empreendedorismo digital é que: Errar faz parte de sua jornada de sucesso, pois é com seus erros que você aperfeiçoa suas habilidades.
Afinal, qual foi o profissional que já chegou lacrando em sua área? Ninguém.
Inclusive aqui vai uma dica pró, tenha ao seu lado pessoas que possuem o mesmo objetivo, ou seja, outros empreendedores digitais. Pois vocês serão o suporte um do outro. Até porque pessoas que não estão na mesma linha de pensamento, não tem a mesma experiência e não ão te ajudar, e sim te desanimar. Okay?
Vale lembrar que o Clube de Julieta (Club di Giulietta) existe e as secretárias de Julieta, dedicam algumas horas do dia para responderem as cartas enviadas de todo mundo. Como são muitas cartas, elas recebem voluntárias de todo o mundo, para ajudá-las a respondâ-las.
E diferente do filme, a procura é tão grande que e é preciso agendar sua chegada até lá. E para você entender como é viver essa experiência, eu vou compartilhar o post da Giovana Penatti do blog Beijo e Ciao. Onde ela conta sobre o dia que ela foi uma secretária de Julieta. Clique aqui para ler o artigo.
E ai? Gostou da análise de Cartas para Julieta (2010)? As secretárias de Julieta não tem a ver com a rotina de um criador de conteúdo?
Não sei você, mas… acho que a partir de hoje você vai ver esse filme com outros olhos.
De uma coisa é certa, o filme reforça que tudo na vida começa com sua causa e propósito, principalmente seu conteúdo. Pois é ele que vai te dar o gás para focar naquilo que é preciso fazer. Ou seja, aquilo que faz seus olhos brilharem e que tenha sua identidade (sua marca).
Quer aprender a criar conteúdo de valor e com a sua cara? Conheça o Fortaleza Digital Combo, um curso 100% online que vai otimizar seu tempo e te ajudar a ser criativo. Clique Aqui e Saiba Mais.
Espero você no próximo post!
Um grande abraço!