O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marketing Pessoal e Mindset

Gosta de aprender assistindo filmes? Então descubra o que O Diabo Veste Prada tem a ensinar sobre Marketing Pessoal e Mindset e veja o filme com outros olhos.

Que a verdade seja dita, não existe melhor ferramenta de aprendizado do que filmes e séries. Principalmente quando elas retratam nosso cotidiano. E foi exatamente isso que O Diabo Veste Prada fez, retratou uma situação que a maioria passa, ou já passou, no mundo corporativo, o assédio moral.

E além de conectar o público com a jornada do herói de Andrea Sachs (Anne Hathway) de que quebra temos uma aula de Marketing Pessoal e Mindset. Afinal toda história possui uma mensagem e um aprendizado relevante. E aqui aprendemos que é nas maiores dificuldades que estão as maiores lições.

Mas vale lembrar que não adianta ter experiências valiosas e não mensurá-las, porque ao invés de ajudá-lo a crescer, você poderá cair no vale do conformismo e de crenças limitantes. E não é isso que você quer não é mesmo?

Então vamos à nossa análise do filme, antes que me empolgue mais. Hehehe… #Partiu

O Diabo Veste Prada: Resumo

O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marekting Pessoal e Mindset | Meryl Streep é Miranda Priestley | Dandy Souza

(O Diabo Veste Prada (2006) | Meryl Streep é Miranda Priestly)

Antes de começar nossa análise, precisamos fazer um resumo básico de seu enredo. Porque será a partir dele que iremos tratar os principais assuntos sobre Marketing Pessoal e Mindset.

Então tudo começa quando Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jornalista recém-formada e aspirante de uma carreira de sucesso, é contratada para ser assistente pessoal de Miranda Priestly (Meryl Streep) na revista Runway.

E apesar de ser uma das revistas de moda mais conhecidas no mundo, Andrea Sachs nunca tinha ouvido falar sobre ela, principalmente por não ser um assunto de seu interesse.

Inclusive é muito comum hoje em dia pessoas ignorarem detalhes da atualidade, por acharem que só devem conhecer aquilo que é de seu interesse. Sendo assim, Cuidado!!! Não caia nesse erro, caso contrário você será alguém muito limitado e terá dificuldades em enxergar oportunidades ao seu redor. Fica aqui o alerta.

E apesar de sua rotina de trabalho fugir totalmente de sua formação, Andrea se submete aos fortíssimos assédios morais de sua chefe. Afinal, enquanto ela não conseguisse a carreira dos sonhos, ela precisava pagar seus boletos. Até porque se alguém não consegue ser profissional o suficiente naquilo que está insatisfeito, então nunca será na vida. Não é verdade?

Mas Andrea foi até onde pôde até perceber que de nada adiantava ser uma pessoa ética e profissional, quando seu trabalho a obrigava ser o contrário. Assim, sem pensar duas vezes, ela decide trocar o glamour solitário pela carreira dos sonhos com ética. Porém mais experiente do que nunca. Afinal, todo conhecimento adquirido é válido.

E assim com ela, todas que estiveram ao seu redor também aprenderam a lição de como é preciso saber viver. Será que você faria diferente? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre isso.


O Diabo Veste Prada e o Marketing Pessoal

O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marekting Pessoal e Mindset | Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt | Dandy Souza

(O Diabo Veste Prada (2006) | Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt)

Sim, precisamos falar sobre Marketing Pessoal. Afinal, se você quer realmente crescer profissionalmente, precisa ter um relacionamento sério com o Marketing Pessoal. Porém precisamos ver o conceito de Marketing para entender melhor sua estrutura.

Bem de forma objetiva Marketing é o conjunto de estratégias que potencializa um determinado produto. Logo, para ter resultados de sucesso, seu produto precisa passar pelo chamado Mix de Marketing, ou mais conhecido como os 4 P’s, onde:

  • Produto: é o objeto ou serviço que atenderá as necessidades de seu cliente
  • Preço: é o valor que será cobrado de seu produto
  • Praça: é o local onde será comercializado seu produto.
  • Promoção: são todas as estratégias de divulgação

E trazendo para a estrutura do Marketing Pessoal, ela fica da forma:

  • Produto: é você, ou seja, seu nome.
  • Preço: quanto vale seu serviço.
  • Praça: Onde você irá atuar.
  • Promoção: as ferramentas de divulgação de seu trabalho.

Ou seja, tanto no marketing tradiciona quanto no marketing pessoal, os princípios serão os mesmos, mas com algumas particularidades. Vale lembrar que os conceitos de marketing sofrem constantes atualizações. Sendo assim, jamais poupe em conhecimento e sempre esteja disposto a aprender. Saiba mais sobre assunto clicando aqui.

O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marekting Pessoal e Mindset | Gisele Bündchen, Emily Blunt e Anne Hathway | Dandy Souza
(O Diabo Veste Prada (2006) | Gisele Bündchen, Emily Blunt e Anne Hathaway)

E agora que você já sabe o conceito de Marketing Pessoal, vamos analisar como ela foi trabalhada em o Diabo Veste Prada com a personagem Andrea Sachs.

Até porque desde início a protagonista sofreu um choque de realidade, principalmente relacionados aos seus valores éticos. E por mais que não fizesse parte de sua essência, foi preciso adaptar-se as regras e códigos da Runway.

Algo não tão diferente da vida real. Afinal quem quer crescer no mundo corporativo é preciso dançar conforme sua música. E por mais que não pareça, essas adaptações fazem parte do Marketing Pessoal. Sendo assim, estrutura ficou da seguinte forma:

  1. Produto: sua apresentação pessoal. Até porque competência não enchia os olhos de ninguém na Runway – muito menos de Miranda Priestly. Sendo necessário a mudança de visual e estilo.
  2. Preço: apesar de pagar bem e ter acesso a várias amostras de grife, isso não valia o sonho de Andrea Sachs. Até porque sua prioridade estava no jornalismo, enquanto que o dinheiro e reconhecimento, eram considerados consequências.
  3. Praça: os corredores e eventos da Runway eram onde Andrea vendia seu peixe, principalmente se superando a cada mais. Característica essa a que a tornou um diferencial dos demais da empresa.
  4. Promoção: já aqui a proatividade e o profissionalismo foram as suas estratégias de divulgação. Principalmente porque os funcionários da revista eram superficiais demais e submissos aos caprichos de Miranda Priestly. E graças a seus esforços que ela passou a ser notada por todos, inclusive pela rainha dos assédios morais.

Outro ponto que não podemos esquecer é que Andrea Sachs sabia mensurar sua jornada de trabalho, analisando até que ponto valia se submeter aos assédios morais e pisar nos outros.

E foi graças aos seus questionamentos e o feedback de Miranda que nossa protagonista descobriu que não importava se precisaria recomeçar do zero, desde que seu seu caminho de pedras fosse feito da maneira correta. Será que você faria o mesmo? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente.

O Diabo Veste Prada e o Mindset

O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marekting Pessoal e Mindset | Anne Hathaway e Emily Blunt e o Assédio Moral | Dandy Souza

(O Diabo Veste Prada (2006) | Anne Hathaway e Emily Blunt e suas reações ao assédio moral)

De forma resumida, Mindset são as mentalidades e crenças que todo indivíduo possui, e que são responsáveis na maneira como você enxerga o mundo. Vale lembrar que todas elas foram adquirias ao longo de nossa vida, principalmente na infância.

E segundo a autora Carol Dweck, em seu livro Mindset: A nova Psicologia do Sucesso, essas mentalidades estão divididas em duas categorias:

  • Mindset fixo: são mentalidades e crenças limitantes.
  • Mindset de crescimento: são mentalidades e crenças de desenvolvimento – o famoso de pensar fora da caixa.

Inclusive seu livro é repleto de casos reais que ilustram como essas mentalidades são cruciais no desenvolvimento do indivíduo e como nossa mente é uma caixinha de surpresas.

Além de trabalhar a importância em ter um midnset de crescimento, Carol Dweck comprova que existem casos de pessoas que apresentam as duas mentalidades em diferentes aspectos. Saiba mais sobre eles clicando aqui.

E trazendo o conceito dentro ótica do filme, temos essas mentalidades muito bem personificadas conforme abaixo:

1-Andrea Sachs e Seu Mindset de Desenvolvimento

O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marekting Pessoal e Mindset | Anne Hathaway é Andrea Sachs | Dandy Souza

(O Diabo Veste Prada (2006) | Anne Hathaway é Andrea Sachs)

Muito antes de suas mudanças radicais já era perceptível que o personagem de Anne Hathaway é uma mulher esforçada, transformando seus erros em lições. Além de não ter medo de correr atrás das mudanças. Uma prova real dessa coragem e proatividade é quando ela recorre a Nigel para saber o que era preciso para entrar no sistema da Runway. Será que você agiria da mesma forma?

2-Emily Charlton e Seu Mindset Fixo

O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marekting Pessoal e Mindset | Emily Blunt é Emily Charlton | Dandy Souza

(O Diabo Veste Prada (2006) | Emily Blunt é Emily Charlton)

Se tem alguém que possui mais crença limitante no filme, esse alguém é Emily Charlton (Emily Blunt). E por mais que a assistente puxa-saco tenha sido retratada de forma cômica, esse tipo de perfil existe na vida real.

E só quem está de fora consegue enxergar a gravidade que é se submeter aos assédios morais de um chefe. E isso torna-se mais preocupante, quando ela acredita que ela merece passar por aquilo e que não há outro jeito.

Além de divertir o público com seu jeito caricato de ser, o personagem de Emily Blunt serviu como um alerta se não possuímos as mesmas crenças limitantes

Vale lembrar que não existe idade para reprogramar o mindset fixo, até porque a partir do momento que você o reconhece e procura mudá-lo, as mudanças acontecem de forma extraordinária em sua vida . Então nunca esqueça, o sucesso está em suas mãos e depende apenas de você. Okay?

3-Nigel o Dono do Mindset Fixo e Em Crescimento

O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marekting Pessoal e Mindset | Stanley Tucci é Nigel | Dandy Souza

(O Diabo Veste Prada (2006) | Stanley Tucci é o estilista Nigel)

Lembra que eu mencionei que uma pessoa pode ter duas mentalidades ligados a um determinado aspecto? Pois é, Nigel é uma destas pessoas.

Isso mesmo, o braço direito de Miranda Priestly possui o Mindset Fixo em sua carreira (seu caminho) e o Mindset em Crescimento em sua profissão (sua ocupação).

Afinal, Nigel é um funcionário proativo em sua ocupação, tanto que respira a Runway e sabe o que dá certo e o que dá errado na revista. Tornando-se um funcionário mais que competente daí seu Mindset em Crescimento está bem trabalhado neste aspecto.

Em contrapartida, sua atuação é submissa e ele não tem forças suficientes para correr atrás de seus sonhos. Fantasiando assim que um dia  Miranda Priestly irá reconhecer o seu valor. Por mais que seja assustador, isso ocorre com frequência em nosso cotidiano. Inclusive já estive em seu lugar e sei o quanto dói a autossabotagem e seus efeitos colaterais. Você também já passou por isso?

O Diabo Veste Prada E A Sua Principal Mensagem

O Diabo Veste Prada (2006) | Uma Aula de Marekting Pessoal e Mindset | Anne Hathaway e Stanley Tucci | Dandy Souza

(O Diabo Veste Prada (2006) | Anne Hathaway e Stanley Tucci)

E como toda história tem sua moral, em O Diabo Veste Prada não seria diferente. E a primeira delas é a importância de correr atrás daquilo que você acredita e que o motiva a levantar todos os dias com o brilho nos olhos. E não importa o quanto impossível ele pareça, porque as pessoas de sucesso só chegaram onde queriam, porque decidiram percorrerem caminhos diferentes.

E a segunda delas é que as crenças são responsáveis em como enxergamos a vida. Então fique atento e acredite mais em você e em seu propósito. Corra atrás deles, porque tudo aquilo que é feito com força, foco e fé, acontece.

E jamais caia no erro de se auto sabotar e fugir da realidade. Afinal somos os senhores de nosso destino e o poder está em nossas mãos e o sucesso só depende de você.

Agora me conte aí. Você já viu o filme O Diabo Veste Prada? Você se identificou com algum dos personagens? E você acredita em seu potencial e corre atrás de seus objetivos e de uma carreira extraordinária? Deixe Comentário e vamos conversar sobre esse assunto.

Se você gostou Compartilhe este post com aquele amigo que está precisando aprender mais sobre Marketing Pessoal e a reprogramar seu Mindset. Afinal de contas, todo conhecimento só é válido, quando ele é compartilhado. Okay?

Até o próximo post!