Instagram Marketing Profissional: 7 Dicas Matadoras Para Divulgar Seu Trabalho

Então você tem Instagram, mas não sabe divulgar seu trabalho? Descubra agora como profissionalizar seu perfil com Instagram Marketing.

Que a verdade seja dita: na era do Marketing Digital, quem tem Instagram marketing é rei.

Mas não pense que basta ter um perfil e sair postando aleatoriamente que você vai conseguir mostrar seu trabalho com qualidade. Muita calma nessa hora.

Até porque as pessoas usam o Instagram para se distrair e se conectar com outras pessoas. Ou seja, você precisa chamar sua atenção da forma certa e vender, sem parecer que está vendendo.

Oi? Como assim?

Marketing no Instagram Profissional | Mostre Seu Trabalho de Forma Sutil | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Unsplash | Dandy Souza)

Isso mesmo, você precisa mostrar seu produto ou serviço de forma sútil e que sua marca fixe na cabeças de seus visitantes, sem dificuldade.

É eu sei que sua cabeça deu um pequeno nó, mas fique tranquilo, porque já passei por isso.

Inclusive nós profissionais quando estamos começando, sejam autônomos ou liberais, sentimos dificuldades em encontrar informações claras e precisas sobre Marketing Digital.

E foi pensando nisso, que reunir este post com 7 Dicas Matadoras Para Divulgar Seu Trabalho com o Instagram Marketing.

Então pegue papel e caneta, anote tudo. E depois deixe seu comentário me contando sobre seus resultados. Combinado?

Então chega de Delongas, vamos ao nosso post. #PartiuProfissionalizar


7 Dicas Matadoras Para Divulgar Seu Trabalho com o Instagram Marketing

1-Mostre Seu Trabalho de Forma Certa

Instagram Marketing Profissional | Mostre Seu trabalho do Jeito Certo | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Pixabay | Dandy Souza)

Como falei no início, não adianta você ter um perfil no Instagram e fazer postagens aleatórias, porque você não vai crescer dessa forma.

Lembre-se que as pessoas estão no instagram para distrair e se conectar. Sendo assim, suas postagens precisam seguir a estratégia DEM:

  • Divertir: pessoas acessam o instagram para se desestressar, se inspirar, se conectar. E muitas vezes esse tipo de postagem libera pequenas doses de dopamina (hormônio do prazer).
  • Ensinar: assim como você, eu também uso o instagram para aprender algo de meu interesse. Quem nunca seguiu um perfil depois que  viu um passo a passo que ajudou em seu dia a dia? Então pense com carinho nesta estratégia, pois ela pode te ajudar de maneira extraordinária.
  • Motivar: faz parte do ser humano a motivação. Quantas vezes não estávamos em uma bad e uma palavra amiga fez toda diferença. Não mudou totalmente nosso dia? Então, crie postagens inspiracionais (frases ou imagens), pense que você está contribuindo para melhorar o dia de alguém. Além de você fixar na mente das pessoas, você faz o bem. Não é bom demais?

Sendo assim, mostre seu trabalho de forma atraente, conquiste seu público-alvo de forma sutil.

2-Quem Produz Conteúdo, é Rei

Salve este artigo no Pinterest, e Aprenda como deixar seu Instagram Profissional

Agora que você aprendeu a dinâmica do instagram com estratégia DEM, chegou a hora de falarmos de seu conteúdo.

Sim, porque é ele que vai deixar seu diferencial em evidência. Até porque se você quiser vender seu produto ou serviço, você precisa seguir um método sutil de vendas.

Sim, porque é ele que vai deixar seu diferencial em evidência. Até porque se você quiser vender seu produto ou serviço, você precisa seguir um método sutil de vendas.

E não tem método mais eficaz do que o EIMEQ. Vamos aprender por que ele é tão importante?

  • Entreter: aqui você deve produzir postagens que chame atenção de seu visitante e se conecte com você. Então, veja diversas formas de usar seu assunto-principal como forma de entretenimento.
  • Informar: esse tipo de postagem demonstra que você está atento com as atualizações de seu assunto principal. Ela é tão poderosa, que passa credibilidade e aumenta a confiança em você. Mas atenção, faça uma pesquisa criteriosa e só indique fontes confiáveis.
  • Motivar: apesar de ter mencionado no tópico anterior, vale lembrar que postagens motivacionais vão muito além de frases e imagens inspiradoras. Você também pode contar histórias de vida em que podemos extrair alguma lição (sua ou de uma personalidade). Esse tipo de postagem faz muito sucesso e conecta. Mas atenção, só conte histórias verdadeiras e nada de fake news, senão você irá perder credibilidade.
  • Ensinar: como também já falamos sobre isso no tópico anterior, só vou reforçar a importância de você apenas ensinar aquilo que tenha a ver com seu assunto principal. Afinal, ficaria estranho se seu perfil é sobre Designer Gráfico e de repente você ensina a como fazer um omelete de camarão. Não é mesmo? Então muito cuidado. Suas postagens precisam conversar entre elas. Okay?
  • Questionar: você não imagina o poder extraordinário deste tipo de postagem. Vou dar um Spoiler: Diga adeus ao bloqueio mental. Isso mesmo, porque além dela engajar seu perfil, ela te ajuda a alimentar seu banco de ideias e criar posts mais direcionados ao seu público-alvo. Então use-a sempre.

3-Bio Profissional: O Seu Cartão de Visita Virtual

Instagram Marketing Profissional | Tenha Uma Bio Profissional | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Unsplash | Dandy Souza)

De nada adianta ter um feed atraente, com postagens relevantes se sua Bio não reflete seu assunto principal, ou seu objetivo no Instagram.

Então dê uma certa atenção à sua Bio, porque ela é seu cartão de visita virtual.

E para te ajudar a potencializar seu perfil, vou deixar um infográfico que vai te ajudar a deixar tanto sua Bio, quanto seu perfil profissional.

Marketing no Instagram Profissional | Inforgráfico Bio Profissional | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Inforgráfico Bio Profissional | Dandy Souza)

4-Hashtags: Use-a Se Quiser Encontrado

Marketing no Instagram Profissional | Use Hashtags que Ela Ajuda Seu Perfil | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Unsplash | Dandy Souza)

Você sabia que tem muito perfil com potencial, mas não cresceu porque não usa hashtag?

Isso mesmo, porque a hashtag é uma espécie de link dentro do Instagram. Quando você a usa, novas pessoas descobrem seu perfil.

E isso acontece porque sua postagem aparece no feed de determinada Hashstag. veja o exemplo abaixo.

Então se você não tinha o costume de usar hashtag, chegou a hora de incluí-la em suas estratégias.

Vale lembrar que Instagram permite usar até 30 hashtags. Mas aqui vai uma dica de ouro, coloque as 30 hashtags apenas nos comentários de sua postagem. Isso ajuda a deixá-lo limpo e agradável – principalmente se for compartilhar em sua página do facebook.

5-Perfil Comercial: A Mina de Ouro em Suas Mãos

Instagram Marketing Profissional | Perfil Profissional é o Seu Diferencial | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Pixabay | Dandy Souza)

Se você não ficar de olhos nas métricas de seu perfil, então você está deixando dinheiro em cima da mesa.

Isso mesmo, se você quer crescer seu negócio com instagram, você precisa estar de olho no Analytics de seu @.

Mas você só vai poder acessá-lo se sua conta for Business. Olha o exemplo de informações que podem ajudar em seu negócio.

Então se sua conta ainda não é comercial, o que tá faltando?

Só leva alguns minutos: confere o infográfico e transforme sua conta agora mesmo.

6-Criatividade: Sua Principal Estratégia

Instagram Marketing | Destaque-se pela seu Criatividade | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Unsplash | Dandy Souza)

Você sabia que esse é um dos maiores erros que muito empreendedor que tá começando cai? Copiar as estratégias de outros perfis.

Cuidado! Isso não vai ajudar você por 2 motivos:

  • A estratégia de um perfil foi baseada em um Plano de Instagram Marketing, baseado no público-alvo, assunto principal e outras particularidades. Logo, ela não vai funcionar com você.
  • As pessoas querem saber sua opinião e saber de sua experiência, e não que você está repetindo o que todos falam. Senão você está sendo mais um na multidão, ao invés de ser o diferencial.

Então antes de mais nada monte seu Plano de Instagram Marketing e a partir dele monte suas estratégias.

7-Imagem É Tudo

Instagram Marketing | Tenha um Cuidado com Suas Imagens | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Pixabay | Dandy Souza)

Não há como negar, a sacada do Instagram é visual. Mas isso não quer dizer que você precisa ter uma câmera de última geração, deixar seu feed uma obra de arte,ou encher suas imagens filtro. Não faça isso, porque você vai perder a atenção do visitante. E para recuperá-la… as chances são 1 em 1 milhão.

Então já anota essas dicas de ouro:

  • Use e abuse da luz natural
  • Use um cenário agradável e atraente
  • realce apenas as cores das imagens.

Quanto mais próximo da realidade suas fotos estiverem do real, mais fácil das pessoas se conectarem com você. Okay?

Dica Bônus: Persona: Tenha-a e Seu Perfil Vai Bombar

Instagram Marketing Profissional | Crie Sua Persona, Ela é Seu Cliente Ideal | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Unsplash | Dandy Souza)

De nada adianta você conhecer  boas estratégias se você não tem uma persona.

Oi? Persona?

Calma meu amigo empreendedor, vou te explicar com calma e você vai entender tudo.

Persona nada mais é que seu cliente ideal. Ela ajuda na sua comunicação, trazendo uma linguagem direcionada – a chamada de comunicação de 1 para 1.

Isso agiliza a produção de seus conteúdos, porque você já tem uma ideia dos desejos, medo e o problema que seu produto ou serviço pode resolver.

Mas como criar uma persona?

Na realidade ela é criada no seu Plano de Instagram Marketing, pois ela vai reunir características de seu público-alvo concentrado em seu cliente ideal.

Além disso, quando você sabe com que está falando, sua comunicação é assertiva. Até porque, quem fala com todo mundo, acaba não falando com ninguém.

Então tenha um relacionamento sério com sua persona.

Instagram Marketing Profissional | Comunicação Assertiva é Sucesso Garantido | Dandy Souza
(Instagram Marketing Profissional | Fonte: Unsplash | Dandy Souza)

Então vimos no post de hoje a importância de você ter um Instagram Profissional. Apesar de ser uma rede social, ele pode ser uma ótima ferramenta para mostrar seu trabalho. Mas é preciso ter alguns cuidados importantes:

1-Mostre Seu Trabalho de Forma Certa

2-Quem Produz Conteúdo, é Rei

3-Bio Profissional: O Seu Cartão de Visita Virtual

4-Hashtags: Use-a Se Quiser Encontrado

5-Perfil Comercial: A Mina de Ouro em Suas Mãos

6-Criatividade: Sua Principal Estratégia

7-Imagem É Tudo

Bônus: Persona: Tenha-a e Seu Perfil Vai Bombar

E se você quiser aprender a criar conteúdo de valor no Instagram de forma criativa e otimizada. Conheça o Fortaleza Digital Combo. Clique no Banner no Banner e Saiba Mais.

Deixe seu comentário e Compartilhe este Artigo com aquele amigo que está precisando deixar seu Instagram Profissional.

Até o próximo post 😉