La Casa de Papel | 7 Lições Infalíveis de Marketing Pessoal

Como La Casa de Papel pode ajudar no seu marketing pessoal? Descubra agora.

E depois do sucesso do post O Diabo Veste Prada (2006)| Uma Aula de Marketing Pessoal e Mindset, estamos de volta com mais um sucesso de público e rico em lições. E o escolhido desta vez é o viral La Casa De Papel. Bella Ciao, Bella Ciao, Bella Ciao, Ciao, Ciao!

E se engana quem pensa que não existe nada a se aprender com esta série. E apesar da trama central não ser algo politicamente correto, ela mostra o quanto o estudo e o planejamento são primordiais, para transformar uma ideia em um sucesso.

E se você quer transformar seu marketing pessoal em algo memorável e impactante? Fico feliz em dizer que este post é para você.

Sendo assim, confira 7 lições infalíveis de Marketing Pessoal na série La Casa De Papel ,  e tenha uma aula de como transformar seu negócio em algo épico e memorável.

E se você ainda não assistiu a série, sinto lhe dizer que você vai desejar tê-la assistido muito antes.

Bem, chega de delongas e vamos ao nosso post porque o papo hoje está de tirar o fôlego. Sendo assim… #partiu

La Casa de Papel: 7 Lições Infalíveis de Marketing Pessoal

1- Plano de Marketing: Tenha-o, ou Tudo Estará Perdido.

La Casa de Papel | 7 Lições Infalíveis de Marketing Pessoal | Alba Flores é Nairobi | Dandy Souza
(La Casa de Papel | Alba Flores é Nairobi | Fonte: Netflix Media)

Não adianta, se você quer ter sucesso você vai precisar de um plano de marketing. Caso contrário você estará destruindo seu negócio em um estalar de dedos.

Inclusive nosso primeiro post do blog, por onde começar no marketing digital, conversamos sobre isso. Caso ainda não lido clique aqui.

E com um plano de marketing, além de guiá-lo na caminhada de seu negócio, você tem um estudo aprofundando sobre o mercado onde irá atuar.  Vale lembrar que se tratando do meio digital, existem benefícios e vantagens que potencializam seu negócio, que vão desde análise do público, até a mensuração de seus resultados.

Logo, não pense duas vezes antes de iniciar ou expandir seu negócio. Até porque o Roubo da Casa Moeda só foi possível depois que o Professor estudou por mais de um ano, para depois executá-lo com todos esquema montado.

Mas isso não significa que você levará o mesmo tempo, apenas é um alerta de que o sucesso é decorrente de foco e determinação. Então quanto mais organizado estiver seu negócio, menos tempo você terá resultados – grave muito bem isso.

2 -Objetivos Claros: O Mapa de Seu Sucesso

La Casa de Papel | O Sucesso Precisa Ser Celebrado | Dandy Souza

(La Casa de Papel | O Sucesso Precisa Ser Celebrado | Fonte: Netflix Media)

Assim como ter um plano de marketing é essencial, ter objetivos claros é algo que jamais você deve esquecer. Porque será através dele que você desenhará o mapa de onde você quer chegar.

É a partir de seus objetivos que você traçará metas alcançáveis, planos de ações, e saberá quais ferramentas serão necessárias para seu negócio.

Em La Casa De Papel o objetivo principal era o roubo de milhões em dinheiro, mas para que isso acontecesse foi necessário criar um esquema inovador que envolvesse desde reféns ao seu lado, até o monitoramento das autoridades. Ou seja, ousado sim, vacilão nunca.

E se não fosse essa clareza de objetivos, qualquer vacilo jogaria o plano por terra em questão de minutos. Logo, jamais esqueça de definir seus objetivos, porque eles que ajudarão a concretizar tudo que você planeja.

3 -Antecipe os Cenários: O Poder está em Suas Mãos

La Casa de Papel | Úrsula Corberó é Tokio | Dandy Souza
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(La Casa de Papel | Úrsula Corberó é Tokio | Fonte: Netflix Media)

Com plano de marketing em mãos e com seus objetivos traçados, é hora de analisar seus possíveis cenários, que aqui no caso seriam as objeções e situações favoráveis.

Tenha em mente que as estratégias de marketing são intransferíveis e pessoais, e não são absolutas. Ou seja, você precisa ter um plano de ação para traçar os possíveis cenários que podem surgir – principalmente as objeções.

Vale lembrar que no marketing existe a ferramenta Teste A/B, que são análises de estratégias. Além de ajudar a entender qual delas dá mais resultado, você conhece mais um pouco o cenário de atuação.

Na série pudemos ver que foi a partir do fracasso do pai do professor, ele traçou um padrão comum das ações das autoridades. Prova disso é quando tudo parecia que ia por água a baixo, havia uma carta na manga que pegavam todos de surpresa. É maestria que se diz né?

Diante disso quanto mais você puder antecipar o cenário, maiores serão suas chances de ganhar tempo e focar no crescimento de seu negócio. Então lembre-se: o poder está em suas mãos.

4 – Improvisar é Preciso

La Casa de Papel | Enrique Arce é Arturo Román | Dandy Souza
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(La Casa de Papel | Enrique Arce é Arturo Román | Fonte: Netflix Media)

Não há como negar: quem tem domínio sobre algo, sabe lidar com imprevistos. Afinal toda escolha tem sua consequência. Então se você escolheu planejar e estudar seu negócio, então saberá improvisar quando for necessário. E o professor dominava muito bem essa arte.

Vale lembrar que improvisar não é um dom, e sim uma habilidade adquirida e desenvolvida todos os dias. Por isso quanto mais você encarar os problemas e resolvê-los, mais sua habilidade de improvisação é aumentará.

Sendo assim, não corra dos problemas, e sim atrás da solução.

5 – Paciência: É a chave de Tudo

La Casa de Papel | A pressa é inimiga da perfeição | Dandy Souza
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(La Casa de Papel | A pressa é inimiga da perfeição | Fonte: Netflix Media)

Sabe aquela frase “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois é, não existe maior verdade do que esta. Até porque marcas e personalidades não se tornaram um sucesso da noite para o dia. E se não fosse a paciência, não chegariam ao topo.

E em La Casa de Papel houve a necessidade de seguir cada uma das etapas do plano, sem pressa e sem pular nenhum estágio. Inclusive sempre que fugiam dessa regra, algo sempre acabava dando errado.

Sendo assim, jamais esqueça que: todo método aplicado, terá seus resultados – independente do tempo. Logo a consistência e a consciência de que nada é imediato, são o pulo do gato para que seu negócio cresça de forma otimizada.

6- Riscos: Assuma-os e Cresça

La Casa de Papel | Miguel Herrán, Úrusla Corberó e Jaime Menéndez Lorente | Dandy Souza
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(La Casa de Papel | Miguel Herrán, Úrusla Corberó e Jaime Menéndez Lorente | Fonte: Netflix Media)

Me conte aí, o que seria das marcas ou personalidades se não fossem a ousadia e a coragem de assumirem riscos? Alfred Hitchcock e Walt Disney são exemplos clássicos disso. Afinal apostaram seu patrimônio em algo aparentemente incerto, e tiveram resultados surpreendentes. Provando assim que o mundo é dos ousados.

E ousadia era o que professor tinha de sobra. Até porque quem em sã consciência iria ter coragem de roubar a Casa da Moeda? Ninguém não é mesmo?

E aqui mais uma vez provou que quando se quer algo, basta estudar, planejar e meter a mão na massa. Porque o impossível é uma questão de opinião. Sendo assim: Assuma Riscos! – Anote para jamais esquecer.

7- Seus Concorrentes: Seus Aliados

La Casa de Papel | Álvaro Morte e Pedro Alonso | Dandy Souza

(La Casa de Papel | Álvaro Morte e Pedro Alonso | Fonte: Netflix Media)

Essa aqui sem dúvida é uma das melhores estratégias que ajudarão você a crescer. Porque é através de seus concorrentes que você identifica as pontas soltas e entrega um serviço ou produto de qualidade.

Vale lembrar que seus concorrentes não são seu inimigo, e sim seus aliados. Porque assim como eles, você terá pontas soltas que irão inspirar outros empreendedores. Ou seja, não importa o quão eficiente seja, sempre haverá algo a dizer e se a fazer.

Em La Casa de Papel, o professor estava atento às autoridades e de olho em qual seriam seus próximos passos. E logo que as descobria, complementava e aperfeiçoava seu plano e o tornando-o cada vez mais épico e surpreendente.

Sendo assim, fique de olho em seus concorrentes e se for necessário usá-los como objeto de estudo e referência, dê os devidos créditos. Afinal, a referência de hoje, é a parceria de amanhã. Então fica a dica.

Lição bônus: Cuidado com a Emoção

La Casa de Papel | Miguel Herrán e Úrsula Corberón | Dandy Souza
(La Casa de Papel | Miguel Herrán e Úrsula Corberón | Fonte: Netflix Media)

Antes de finalizamos, precisamos lembrar que apesar de habilidades e racionalidades, somos seres humanos movidos por emoção. Então todo o cuidado é pouco.

Assim como você precisa planejar seu negócio nos mínimos detalhes, você também precisa ter planos de ações para suas emoções. Afinal eu estaria mentindo se dissesse que você estaria 100% no controle. Até porque haverá dias que você não estará bem.

Inclusive se você reparar bem, os momentos que o plano quase foi por água a baixo, foram aqueles que a emoção tomou conta de algum dos integrantes. Por isso é importante que você dedique alguns momentos exclusivamente seus, porque eles farão toda a diferença em seu desempenho e produtividade.

Sendo assim, dedique momentos de autorreflexão e de autoconhecimento, pratique exercícios físicos e respeite seus momentos de lazer. Acredite, você dominando tudo isso, saberá como agir nos momentos de crise. E o principal, não se culpe, porque acontece com todo mundo. Okay?

La Casa de Papel | Úrsula Corberón | Dandy Souza
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(La Casa de Papel | Úrsula Corberón | Fonte: Netflix Media)

E mais uma vez vimos o quanto filmes e séries tem um papel importante além do entretenimento, mas de aprendizado. E em La Casa de Papel tivemos as seguintes lições de marketing pessoal:

  1. Plano de Marketing: Tenha-o, ou Tudo Estará Perdido
  2. Objetivos Claros: O Mapa de Seu Sucesso
  3. Antecipe os Cenários: O Poder Está Em Suas Mãos
  4. Improvisar é Preciso
  5. Paciência: A Chave de Tudo
  6. Riscos: Assuma-os e Cresça
  7. Seus concorrentes: Seus Aliados

Lição Bônus: Cuidado Com a Emoção

Anote tudo que foi aprendido aqui em seu caderno de negócios e inclua em suas estratégias de marketing pessoal. Lembre-se, não adianta ter as melhores ferramentas e estratégias, se você não tem um plano de marketing definido. Por mais duro que seja, a verdade é essa: sem planejamento, você está dando um tiro no pé e afundando seu negócio.

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Até o próximo post 😉

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